SARAMPO

 

Sarampo, como todos sabem, é uma doença que toda pessoa tem.É uma doença muito comum. Sua causa é a eliminação do sangue tóxico que a criança recebe da mãe. Por isso, é realmente gratificante, sendo quase impossível dizer que se trata de uma doença. Desconhecendo essa realidade, as pessoas ficam atemorizadas sem motivo, e inclusive os órgãos competentes estão se empenhando na sua prevenção, o que é uma total inutilidade.

O sarampo não requer nenhum tratamento. É só ter paciência, que tudo volta ao normal. Tomar medidas desnecessárias não leva à cura, e pode-se até fazer o doente correr perigo de vida. O cuidado que se deve ter é não sair de casa e nem mesmo do quarto, para não tomar vento, pois  o vento impede a eliminação das toxinas do sarampo, que tentam sair pela pele. Desde antigamente se diz para o doente ficar deitado, cobrir-se com um cobertor e não tomar vento. São palavras sábias. Deve-se ter cuidado, porque o vento atrapalha o curso da doença, deixando sobras de toxinas que podem provocar recaídas e tornar-se causa de outras doenças. O sarampo, todos sabem, ocasiona facilmente a pneumonia, devido ao tratamento errado com bolsa de gelo, que impede o aparecimento de erupções exteriores. Como o sarampo fica recolhido, aparecem erupções nos brônquios, diminuindo a capacidade dos pulmões, de modo que a respiração se torna ofegante e, por essa razão, o catarro é deveras muito pouco. Mas não é preciso nenhuma preocupação com essa pneumonia; não fazendo nada, ela sara em dois ou três dias.

Muitas vezes a criança pode curar-se de sarampo e ficar com timpanite ou problema de visão, devido as toxinas que sobraram e que, procurando sair através dos tímpanos e dos olhos, solidificam-se novamente nesses locais e são dissolvidas pela febre alta; não fazendo nada, a cura é infalível, embora leve algum tempo.

 

Continuação