A Criação da Civilização

Volume  III / O encontro dos Três Miroku

O cristianismo e o nascimento do bem e do mal

Para esclarecer o significado do título acima, é preciso saber que a essência do budismo é o espírito e a essência do cristianismo é a matéria. Supondo-se uma divisão entre o bem e o mal, poder-se-ia dizer que o espírito pertence ao bem e a matéria, ao mal. O bem e o mal, neste caso, não são definitivos. Ficaria assim, se forçássemos a definição. Caso se dê primazia ao espírito, ver-se-á que o espírito precede a matéria; caso se tome a matéria como aspecto mais importante, ter-se-á a matéria precede o espírito.

É bastante difícil aprofundar a questão do bem e o mal, e posso adiantar que até hoje quase não houve ninguém que tenha conseguido explicá-la verdadeiramente, uma vez que o assunto pertence a Deus, Senhor e Dirigente do Grande Universo. Usando-se uma expressão filosófica, seria a Vontade do Cosmos. Portanto, a não ser Deus, Senhor do Universo, é natural que essa compreensão fuja a quaisquer outros deuses, quanto mais a um simples ser humano. Se alguém tentar resolver a questão, essa pessoa o fará com base na inteligência humana, assim mesmo dentro dos limites da imaginação, sem dar um passo a mais. Para mim, explicar esse assunto é algo difícil, mas como não se trata de fruto da minha imaginação, e sim da revelação de Deus, não será uma tarefa tão árdua. Com a chegada do tempo, fui encarregado da construção do Reino dos Céus na Terra e, como tal, consigo captar a Vontade de Deus, Senhor do Universo, até certo ponto. Por esse motivo, gostaria que os leitores procedessem à leitura deste capítulo levando em conta esse aspecto.

A teoria que vou explicar agora, situa-se além do Daijoo que sempre prego. podendo-se até dizer que ela é mais Daijoo ainda. Obviamente, é uma teoria inédita, muito difícil de ser expressa oralmente ou por escrito. Por conseguinte, ao mesmo tempo que vou explicá-la de modo que o homem da atualidade possa entender, faço-o apenas dentro dos limites em que me foi permitido por Deus.

O objetivo de Deus, Senhor do Universo, ao qual sempre me refiro, é a construção do mundo ideal, pleno de Verdade-Bem-Belo. Para a concretização desse objetivo, bastava fazer a cultura material progredir e evoluir até o nível necessário. Pode-se pensar que essa é a história do mundo até hoje. Analisando-se a cultura atual sobre essa ótica, já se pode sentir que é chegado o tempo. Numa observação atenta dos processos ocorridos desde a Antigüidade até à cultura material de hoje, o que é que se percebe? Como essa percepção é difícil por meio da inteligência humana, vou dar uma explicação. Desejo levar toda a humanidade à plena conscientização de que tudo neste mundo ocorre pela Providência de Deus.

    WB01343_.gif (599 bytes)    voltar ao índice de "A Criação da Civilização",