A Criação da Civilização

VERTICAL E HORIZONTAL

Para conhecer a Verdade do Céu e da Terra, é importante saber i significado do vertical e do horizontal. Em diversas ocasiões referi-me a este assunto e, mais uma vez, vou falar sobre ele detalhadamente. Em primeiro lugar é importante ter um conhecimento fundamental: o Sol é fogo, e o fogo arde verticalmente; a Lua é o seu oposto e, sendo água, movimenta-se horizontalmente. Portanto a característica principal do Sol é a altura, e a da Lua é a largura.

Explicando a terra com base nesse princípio, no Mundo Atmosférico, que está sobre a superfície da Terra, o elemento água movimenta-se horizontalmente, e o elemento fogo, verticalmente. Os espíritos do vertical e do horizontal formam uma espécie de trama, algo como um tecido. A densidade desses espíritos é tal, que foge à imaginação. Como prova disso, temos um exemplo bem próximo de nós. Quando o homem se deita, ficando pois na posição horizontal, ele sente frio, devido ao espírito da água, que corre horizontalmente. Ao se levantar, sente calor, em decorrência do espírito do fogo, que desce e sobe verticalmente.

O fogo é espiritual, mental e "yang"; a água é material, física e "yin". Pode-se compreender isso muito bem observando-se as culturas oriental e ocidental. O Oriente é vertical e, portanto, espiritual e mental. Já o ocidente é físico, material, tendo desenvolvido a cultura científica hoje existente.

Nas religiões, o budismo é vertical e utiliza a letra "kyoo" (vertical) na composição da palavra "Kyoo-bun" (sutra). Seus seguidores veneram os antepassados, prezam os descendentes e são isolacionistas. Ao contrário, o cristianismo não cultua os antepassados, está baseado no amor conjugal e no princípio do amor ao próximo, e sua característica é o horizontal em expansão internacional.

O mundo é ao mesmo tempo formado por um pensamento tendente para a cultura oriental espiritualista e por um pensamento baseado na cultura ocidental. Pelo fato de ambas as culturas caírem no extremismo, nada ocorreu a contento. Conseqüentemente, os problemas da humanidade nunca foram resolvidos, e não se sabe onde há de parar a desordem mundial. Assim torna-se, portanto, necessário que o vertical e o horizontal se cruzem para fazer surgir a cultura perfeita. A questão é saber quando isso vai acontecer. É deveras surpreendente, mas o tempo é o presente, e a missão de nossa igreja - bem definida em seu emblema - é aplicar a força do cruzamento dessas duas culturas.

Conforme já me referi anteriormente, a atuação da força de Kannon é idêntica, ou seja, não é vertical e não é horizontal; é vertical e é horizontal. Não tende para nenhum dos dois, sendo livre e desimpedida. Com base nesse princípio, a consciência do homem também precisa ser assim. Isto é, como regra geral, deve-se colocar a consciência sempre no centro do cruzamento do vertical e do horizontal. Em poucas palavras, é o bom senso. O fato de nossa igreja dar importância ao bom senso, deve-se ao que acabei de explicar. Entretanto, como as pessoas de bom senso na sociedade, são vistas como pessoas comuns, e as tendenciosas são tidas como importantes, é preciso tomar muito cuidado com esse ponto. De fato, os possuidores de espírito tendencioso são vistos temporariamente como importantes, mas não conseguem sucesso para sempre. A História registra muito bem que um dia, infalivelmente, eles acabam fracassando.

Pelo exposto, o vertical é alto, porém, pequeno, e o horizontal é baixo, mas grande; essa é a Verdade. Conseqüentemente, no desenvolver dos meus trabalhos, eu ajo baseado nessa diretriz. Hakone e Atami, por exemplo. O Solo Sagrado de Hakone é alto e pequeno, ao passo que o de Atami é baixo e grande. Como o vertical é espírito, construí Hakone em primeiro lugar; como Atami é matéria, foi construída depois. Isso foi feito com base na lei do Espírito Precede a Matéria. Agindo assim, tudo corre bem. Se a ordem for distorcida mesmo que pouco, pode-se dizer categoricamente que ocorrerão tropeços.

A Providência de Deus é realmente conduzida de forma muito bem ordenada.

    WB01343_.gif (599 bytes)    voltar ao índice de "A Criação da Civilização",