A Criação da Civilização

SAÚDE APARENTE E SAÚDE VERDADEIRA

Como vimos, a doença é a manifestação de uma purificação. Quando se recorre ao tratamento médico, ele simplesmente suspende esta purificação ao invés de atingir a verdadeira causa. Muitas pessoas parecem levar uma vida saudável e socialmente ativa, mas quase todos tem toxinas nos seus corpos. A aparência externa de boa saúde só é possível simplesmente porque a toxina se solidifica ao ponto de que nenhuma purificação ocorre.

No entanto, uma purificação pode ocorrer a qualquer tempo, sem aviso, o que produz ansiedade, já que as pessoas não sabem o que esperar de seus corpos. Uma epidemia pode provocar medo generalizado de contágio. Uma leve friagem faz com que as pessoas se preocupem de terem contraído um resfriado; um leve acesso de tosse, letargia ou fadiga pode assustar seriamente as pessoas que consideram este quadro como o estágio inicial da tuberculose. Uma dor no abdomen e logo se pensa em apendicite ou peritonite. Com a vinda da febre e chiados, imediatamente se lembra de pneumonia. Quando alguém sente a respiração curta ou tem palpitações, ele teme que há algo de errado com o seu coração. Olhos inchados e uma sensação pesada na parte inferior das costas torna-se uma suspeita de algum tipo de problema com os rins.

Para as mulheres, dores na parte inferior das costas ou abdomen, calafrios, ou leucorréia dizem que há algo de errado na área do útero. A prostração nas crianças faz com que os pais temam alguma temível doença. Quando as pessoas acabam, finalmente, ficando doentes, consultam os médicos e tomam remédios. Isto tem-se tornado a reação mais comum, e mesmo se ninguém e verdadeiramente curado, quase todos continuam a confiar implicitamente na medicina.

Na minha juventude, eu também tive a mesma reação. Lembro-me quando com trinta anos, fui a uma estancia de águas quentes nas montanhas de Shunshu, no Japão. Ao chegar numa pensão, imediatamente perguntei a camareira se havia um médico na cidade. Ao saber que havia, perguntei-lhe se era um médico qualificado. Ela respondeu que ouvira dizer que ele se formou por uma das melhores universidades nesta primavera. Quando soube disto, senti-me seguro em ficar aí durante vários dias e somente então é que pude relaxar e apreciar a estada. Soube depois que muitos outros pensavam da mesma forma que eu; afinal, não era tão diferente assim dos demais.

Acreditei que já que ninguém pode-me dizer quando ou onde a doença irá atacar, deveria encontrar um médico que fosse suficientemente bondoso e dedicado de modo que pudesse chamá-lo a qualquer hora. Encontrei um médico assim e me esforcei muito para desenvolver uma amizade com ele. Eventualmente ficamos íntimos como parentes e ele era o nosso intermediário quando me casei. Naquela época, tinha muita confiança na medicina, que faz com que seja fácil compreender a fé implícita que a maiorias das pessoas hoje deposita nos médicos e tratamentos médicos.

Fiquei muito abalado ao saber que a medicina, ao invés de curar as doenças, tinha o efeito justamente oposto. Já que esta verdade foi revelada por Deus, simplesmente devemos ter fé nisto, o que talvez torne ainda mais difícil para que as pessoas abandonem a sua confiança na racionalidade supostamente concreta e científica da medicina e abracem a esta verdade. É uma grande pena que as pessoas, ainda inconscientes de que a medicina está enfraquecendo os seus corpos e encurtando as suas vidas, continuem a ser gratas pelo que a medicina parece estar fazendo por elas. Para salvar a humanidade, é extremamente necessário que as pessoas se livrem dos seus preconceitos, mas é também extremamente difícil fazer com que as pessoas reconheçam que as suas crenças estão erradas.

Atualmente, a crença na medicina é tão tenaz quanto uma superstição. Muitos continuarão não convencidos, mesmo após uma observação em primeira mão ou após uma cura bem sucedida pelo Johrei. Existem uns poucos que imediatamente aceitarão a verdade, mas o fascínio da superstição médica é muito forte. Um homem pode ter uma doença que resiste a todo e qualquer tratamento médico ou outra terapia; gasta muito dinheiro mas a sua condição continua a piorar. Pode estar criticamente doente, mas ele não aceitará facilmente o Johrei mesmo após ter ouvido falar da sua eficácia. Mesmo aqueles que estão considerando o suicídio como uma resposta final aos seus problemas de saúde, raramente abrirão as suas mentes ao Johrei. Numa tentativa de salvar as suas vidas, algumas pessoas se submeterão ceticamente ao Johrei. O seu estado de espírito neste momento aparece nitidamente nos testemunhos que têm fornecido.

O temor da doença e uma confiança profundamente arraigada na medicina são comuns a quase todos nós. Mas o nosso medo da doença se origina da incapacidade da medicina para curar. Um mal compartilhado por quase todos é um resfriado acompanhado por uma febre razoavelmente alta. Podemo-nos preocupar pensando que isto é um início de alguma doença séria mas, por outro lado, podemos nos consolar de que é um simples resfriado e não há motivos para nos preocuparmos. Mesmo assim, lá dentro da nossa cabeça já que não se pode ter fé absoluta na medicina, o pensamento de que pode ser algo sério não é inteiramente descartado. Tratamentos genuinamente eficazes deveriam facilmente curar as doenças comuns tais como resfriados ou dores no estômago, bem como diagnosticar corretamente qualquer problema sério.

A verdadeira ciência da cura revelaria inequivocamente a causa de qualquer doença, o que havia de errado com os tratamentos anteriores, o que deveria ser feito para curá-la, o prognóstico e se há perigo de vida. O paciente poderia confiar plenamente em tudo que constasse do diagnóstico. Se a existência de tal medicina fosse conhecida e se todos tivessem plena confiança nela, todos nós estaríamos livres de qualquer preocupação relativa a doença. Contudo se pudermos compreender a função de purgação na doença, isto é, o fato de que a doença significa uma limpeza das impurezas e uma melhora na saúde, qualquer doença seria positivamente benvinda ao invés de rejeitada devido a ignorância. Isto seria a verdadeira medicina, a verdadeira ciência da cura.

Esse método de cura existe. O Johrei foi revelado e colocado em prática e tem produzido resultados maravilhosos. Na nossa arte de curar, usamos a palavra "purificação" para descrever a doença, o que indica com maior precisão a natureza da condição sem ter a conotação negativa de "doença". Para descrever o estado em que as toxinas estão presentes e uma purificação está latente, usamos a expressão "pseudo-saúde", pois a pessoa parece estar com saúde perfeita. A verdadeira saúde é a condição em que não ocorre nenhuma doença porque o corpo está completamente livre de toxinas. No entanto, provavelmente não existe ninguém cujo corpo esteja completamente livre de toxinas, uma condição que dá origem à ansiedade e curiosos produtos secundários como a grande variedade de programas de seguro de saúde que temos atualmente.

Assim, quase todos vivem com pseudo-saúde e a maioria tem algum problema, quer seja latente ou ativo. Para alguns, o menor trabalho provoca dores de cabeça ou no pescoço e ombros duros enquanto que outros sofrem, ao menor esforço, de falta de fôlego ou febre. Alguns são suscetíveis a resfriados, outros são hipersensíveis a certos alimentos e sofrem de dores abdominais ou diarreia. Várias vezes ao ano, muitos ficam de cama devido à doença e talvez num intervalo de alguns anos, ficam hospitalizados. Não têem nenhuma confiança nos seus próprios corpos e são atormentados por inquietação. Pessoas extremamente ansiosas imprudentemente se sujeitam a numerosas operações, que freqüentemente danificam permanentemente seus organismos: Isto pode ocorrer em operações de câncer de seio ou a remoção de um ou ambos dos ovários, apêndice, rim e amputações, para mencionar apenas algumas das desnecessárias operações a que as pessoas se submetem. E os médicos parecem nem se importar sobre tais procedimentos drásticos a aleijantes. Precisam operar porque não conhecem nenhum outro método de tratamento. No entanto, são os pacientes que sofrem e hoje devem estar mais arrependidos do que antes. Muitos deles estão agora confinados numa cama, incapazes de obter ajuda de uma cultura que em outros campos progrediu tanto. A verdadeira ciência da cura altera o estado de pseudo-saúde para um estado de verdadeira saúde, eliminando todas as substâncias tóxicas que provocam as várias doenças. Esta verdadeira medicina pode mudar todas as nossas vidas e nos fornecer uma esperança alicerçada para o futuro.

 

    WB01343_.gif (599 bytes)    voltar ao índice de "A Criação da Civilização",                                www.meishusama.org