Ensinamento de Meishu Sama:


Fisiognomia das casas e sua posição em relação aos pontos cardeais

Muitos me perguntam qual deve ser a direção e a posição das casas, por isso resolvi escrever este artigo.

Assim como existe fisiognomia dos homens, também existe a das casas: ambas têm muita influência sobre o bom ou o mau destino. Mas a fisiognomia das casas que vou divulgar, é muito diferente daquelas que foram feitas pelos que se dizem entendidos no assunto. Não aprendi com ninguém; Quero deixar bem claro que se trata do resultado das minhas experiências e intuições espirituais.

Tal como a maioria dos fisiognomistas, eu também enfatizo a importância do nordeste; só que a minha interpretação é diferente. Por definição, esse ponto cardeal está situado entre o norte e o leste. É uma direção muito importante, pois dela vem uma emanação espiritual puríssima. Daí os antigos dizerem que não se deve macular o nordeste. Por exemplo, se construirmos desse lado o banheiro, a cozinha, a entrada ou a saída da casa, a emanação espiritual impura proveniente desses locais contamina o que vem de lá e, como consequência, facilita a atuação de demônios e maus espíritos, que são os causadores de doenças e desgraças. Por isso, devemos conservar o mais pura possível a emanação espiritual que vem do nordeste. Nesse sentido, se possível, é bom fazer o jardim nessa direção; o ideal seria plantar um pinheiro macho e outro fêmea.

Ao nordeste opõe-se o sudoeste, o qual, como o nome indica, fica entre o sul e o oeste. Daí provém uma emanação que traz muita riqueza material, o que é importante para se alcançar fortuna e destaque social. Para isso, é recomendável fazer disposições com água e pedra; um lago, por exemplo, ainda que pequeno, ornamentado com pedras.

Quanto à entrada principal da casa, convém que fique no sudeste, isto é, entre o sul e o leste. É bom que, à medida que ultrapassamos o portão e nos dirigimos para a entrada, o terreno vá se elevando. No que concerne à localização, se a casa está numa ladeira, deve ficar do meio para cima: também não é aconselhável que esteja abaixo do nível da rua. Não se deve morar por muito tempo em casas que tiverem essa localização. Entretanto, quando falamos em lugares altos, referimo-nos à situação da casa em relação às proximidades, não sendo importante a existência de montanhas ou elevações por perto. A entrada deve estar em posição tal que, transpondo o portão, não tenhamos de recuar para atingi-la. Convém que a porta principal fique à direita ou à esquerda do portão e que enfrente a ela não haja nenhuma saída; caso contrário, a sorte entra, mas não fica, vai embora. É muito bom que os aposentos do chefe da casa estejam dois ou três degraus acima do nível dos outros compartimentos.

Para determinarmos a posição da casa em relação aos pontos cardeais, devemos colocar a bússola no local correto. A maioria dos zodíacos toma como ponto de referência o centro da casa e marca as direções a partir daí, o que é muito errado. O homem não foi criado para a casa; esta é que foi criada para o homem. Ele é o senhor, ela é o súdito, pois sua construção ou destruição depende da vontade dele. Por conseguinte, como a pessoa mais importante da casa é o chefe da família, o lugar de seu descanso, isto é, seu quarto de dormir, deve ser considerado o centro, a partir do qual se tomam as direções.

No que se refere ao formato da casa, devem ser evitadas as reentrâncias, mas é bom que haja algumas proeminências. Também é muito boa a casa que, da entrada, estende-se para os dois lados, como uma ave abrindo as asas.

Com relação ao número de "tatami" (Esteira de 1,80 x 0,90 m. feita de caules de pé de arroz), é aconselhável, para quarto do chefe da casa, o cômodo com dez "tatami", pois espiritualmente, esse número representa a junção da água e do fogo. Também é apropriado o aposento com oito "tatami", porque o número oito representa o fogo, o qual é superior aos demais elementos. Os números seis e três representam a água, sendo adequados para os aposentos da esposa. Todos os números pares são bons para a quantidade de "tatami" sendo que quatro e meio, sete, nove e outros números não são recomendáveis. Nesses casos, deve-se completá-los com tábuas, para que se tornem pares.

O "toko-no-ma" ( Nas casas japonesas, é o local considerado nobre de um cômodo, com um reentrância, que fica mais elevada que o assoalho e geralmente toma toda uma parede. No toko-no-ma penduram-se quadros ou panos e ornamenta-se com vivificações florais. Costumeiramente recebem-se as visitas na sala onde existe toko-no-ma.) deve ficar à direita, e o "tigaidana" (Prateleira própria para "toko-no-ma" à formada de duas tábuas, uma do lado esquerdo e outra do lado direito, em níveis diferentes uma da outra e ligadas nas pontas por outra tábua.) à esquerda; entretanto, dependendo da entrada, não tem importância que seja o inverso. Se não houver "toko-no-ma", o lugar mais nobre é o que fica mais distante da entrada. Não é bom que o "toko-no-ma" esteja próximo desta, ou que, entrando no compartimento, a pessoa tenha de retroceder para chegar enfrente a ele.

É desaconselhável que a sala de estilo ocidental fique situada no segundo andar (no caso de sobrado). Isto porque as pessoas entram aí com sapatos e, assim, ela se iguala à rua. Dessa forma, há uma inversão de posições, isto é, a rua fica em nível mais alto que a casa.

No tocante à localização da casa, não há muita relação entre os pontos cardeais e a idade das pessoas. Costumam dizer que a mudança em direção ao nordeste não é recomendável, mas acontece justamente o contrário, pois, como expus anteriormente, dali vem uma emanação espiritual puríssima. Mas aí surge um problema; quando alguém se muda para uma casa com essa localização, seus atos e sua profissão devem ser corretos. Isso porque aquela emanação tem uma grande força purificadora, e, quando os pensamentos são negativos e os atos não são corretos, os sofrimentos sobrevêm mais rapidamente, por causa da purificação. Até hoje, muitas pessoas temiam ou desprezavam o nordeste por terem procedimento e profissões incorretos.

25 de janeiro de 1949

WB01343_.gif (599 bytes) voltar ao índice               voltar à Home Page WB01343_.gif (599 bytes)WB01343_.gif (599 bytes)                   ir para Feng Shui WB01343_.gif (599 bytes)WB01343_.gif (599 bytes)WB01343_.gif (599 bytes)