Palestra proferida por Meishu Sama em 22 de maio de 1951, no Hibiya Public Hall em Tokyo.

                            meishu.gif (25774 bytes)

 

"A   VERDADEIRA   CIVILIZAÇÃO"

    Todos acham que a nossa civilização está em franco progresso. Na verdade entretanto, esta não é uma civilização genuina. A verdadeira civilização é um mundo ideal em que não subsiste o menor resquicio de selvageria. A humanidade porém, parece apaixonada pela civilização atual: considera-a maravilhosa e acha que o progresso estabelecerá um mundo melhor.

Mas o mundo civilizado a que me refiro é bem diferente deste. A verdadeira civilização é aquela na qual os homens podem viver em segurança. Nos tempos de hoje a vida está sujeita a terríveis ameaças - bomba atômica, armas bacteriológicas, Juízo Final. Este, portanto, não é um mundo civilizado. Vivemos num período em trasição da barbárie para a civilização.

As maiores ameaças à vida humana são a guerra e as doenças. Um mundo sem guerras nem enfermidades, no qual se pode viver em seguraça, é um mundo veradeiramente civilizado. O tempo de sua concretização já chegou. A doutrina Messiânica fala num mundo Isento de doenças, pobreza e conflitos, sendo as doenças a causa dos dois últimos infortúnios. Quando eu falo em doenças, não me refiro apenas às enfermidades físicas, mas também às espirituais.

Este ano, assistimos a uma proliferação de moléstias contagiosas, enquanto a tuberculose e a desinteria aumentam o temor da população. Se até agora não se conseguiu debelar essas moléstias, como será possível concretizar um mundo civilizado? Na verdade, se as coisas continuarem como estão, isto não será conseguido daqui a cem   e nem daqui a mil anos.

Eu acredito que a doença é uma das causas da pobreza.

A doença também é a causa das guerras, mas neste caso trata-se de enfermidade espiritual. A história nos mostra que os homens que deflagram guerras são geralmente considerados heróis, porque detém um grande poder, além de serem dotados de uma inteligência excepcional. E, no entanto, eles sofrem de uma espécie de doença mental. Portanto, é preciso curar tanto as doenças físicas como as mentais.

A medicina se dedica intensamente ao tratamento das enfermidades físicas, mas a cura das doenças mentais é muito mais difícil. Por meio do Johrei é possível resolver o problema tanto dos males físicos como dos espirituais. E uma vez curadas todas as doenças, será possível criar um mundo verdadeiramente civilizado.

Este, como vemos, é o oposto do mundo ideal. Ao contrário, o progresso tornou-o ainda mais selvagem. As próprias guerras são hoje muito mais aterrorizantes do que nos tempos primitivos. A nossa civilização, portanto, desenvolveu-se apenas na superfície, e a humanidade se deixou iludir pelas aparências. Mas o importante é o conteúdo e este continua selvagem . É como se o nosso mundo fosse metade civilizado e metade selvagem. Parece uma bela mulher ricamente trajada, que a todos deslumbra com sua elegância. Mas quando ela despe suas lindas roupas, mostra o corpo coberto de pústulas sifilíticas. É assim que está nossa civilização atual.

É por isso que eu digo que a doutrina Messiânica não é simplesmente uma religião. Se a religião pudesse resolver todos esses problemas da humanidade, já deveria tê-los resolvido. Grandes fundadores de religiões, grandes iniciados e filósofos surgiram no curso dos séculos, mas os problemas continuam.

O que esta civilização conseguiu foi apenas sair do estágio de selvajaria dos povos primitivos, que andavam nus e pintavam o corpo. E assim tudo ficou mais bonito e mais culto. Mas ainda não chegou ao ponto de oferecer segurança à vida. Nem mesmo as religiões, que contribuíram para chegarmos a este nível, dispõem de força suficiente para alcançara a verdadeira civilização.

As magníficas descobertas científicas são usadas para o mal, em vez de serem empregadas para o bem. Uma única bomba atômica pode matar 20 milhões de pessoas. Uma diminuta fração da mesma energia, quando usada para o bem, pode mover trens e automóveis por muitos dias. Não há meio de transporte mais rápido e eficaz do que o avião, mas ele é usado para lançar bombas.

Falta algo essencial a essa cultura científica, que faz com que ela seja usada para o mal, acarretando sofrimentos para toda a humanidade. Esse algo essencial é a alma, capaz de alterar o mal e transformá-lo em bem. Usando todas essas descobertas científicas para o bem, a alma do ser humano conseguirá formar um mundo magnífico.

Cristo falava na aproximação do reino dos céus. Buda falava no aparecimento de Maytrea. Jesus não disse que seria ele a criar o reino dos céus porque o mundo, na verdade, ainda não estava pronto para isso. Mas agora, com o lento progresso da cultura material, chegamos, pouco a pouco, ao nível em que nos encontramos hoje.

Na parte da cultura material, portanto, já estão prontos quase todos os requisitos necessários para o estabelecimento do mundo verdadeiramente civilizado. Agora falta somente o essencial: a alma, que utilizará essa civilização material para o bem. Mas a humanidade ainda não alcançou esse nível.

O problema, pontanto, é a alma. É preciso despertar a alma para que todas essas descobertas materiais sejam utilizadas em benefício da humanidade.

Para divulgar essa verdade, comecei, há cerca de seis meses, a escrever um livro intitulado "A Criação da Civilização". O objetivo desse livro é mostrar que esta não é uma civilização genuína. No livro eu abordo todas as áreas – medicina, política, educação, arte, etc. A parte referente à medicina já está mais ou menos concluída. O resto terminarei de escrever até o final do ano. Quando o livro ficar pronto, será traduzido para o inglês e distribuído nos meios científicos e universitários e ao maior número possível de eruditos do mundo inteiro. Através da divulgação desse livro e, ao mesmo tempo, do Johrei, será possível curar as doenças.

Mas a finalidade do Johrei não é apenas a cura das enfermidades. O essencial é curar a alma, isto é, o mal que está na alma. E o mal, em sintese, é a selvageria. O mal não pode ser totalmente extirpado, porque o ser humano não pode viver sem ele. Pode-se, porém, fortalecer a parte boa do indivíduo, para que as pessoas se comprazam em praticar o bem. Porque o homem atual está sempre pensando em cometer algo de mau. Ainda que não pense, acha ridículo praticar boas ações. Ele pensa que é desvantajoso agir honestamente e emprega a sua inteligência apenas para vencer na vida, o que constitui um grande erro.

Eu também, antigamente, nãopensava em ajudar os outros. Houve uma época em que eu procurava vencer na vida. Mas depois, através da fé, fui compreendendo pouco as coisas de Deus e mudei minha maneira de pensar. Comecei então a desejar fazer algo de bom pelos outros e ficava sempre procurando uma maneira de levar as pessoas a se sentirem bem, de torna-lás felizes, alegres e contentes. Depois disso, começaram a suder-me muitas coisas boas e meu destino melhorou acentuadamente. Isto foi antes de eu me dedicar exclusivamente à religião, mas comecei a achar que eu precisava divulgar essa verdade para a humanidade. Essas experiências me fizeram ver que Deus realmente existe. Fui conduzido ao aprimoramento da fé por várias ocorrências e foi-me revelado claramente por Deus, através de diversos milagres, que eu tenho uma grande missão por intermédio da doutrina Messiânica.

Quero acrescentar algo sobre o Juízo Final. Muitas pessoas pensam que o próprio Deus aparecerá neste mundo para fazer o julgamento, mas não se trata disso.

Atrás do mundo material, que pode ser contactado pelos cincos sentidos, existe o mundo espiritual. Assim como neste mundo material existe o dia e a noite no espaço de 24 horas, também no mundo espiritual existem dias e noites. O mundo, até agora, estava na Era da noite. Mas agora que estamos ingressando na Era do Dia, a civilização noturna será renovada e muitas coisas pertencentes àcivilização noturna se tornarão desnecessárias. Da mesma maneira como as lâmpadas deixam de ser necessárias  quando chega a luz do dia.

O Juízo Final significa que haverá uma separação entre as coisas pertencentes à noite e aquelas que pertencem ao dia. O que não é mais necessário será guardado ou destruído. E, pouco a pouco, começará a ser criada a civilização diúrna.

A alma pertence ao mundo espiritual. Quando começa a clarear no mundo espiritual, as almas que não têm uma clareza correspondente à daquele mundo terão, queiram ou não queiram, essas núvens eliminadas. Porque a limpeza dessas núvens ocorrerá forçosamente. A purificação obedece às leis naturais. Portanto, aqueles que têm a alma impura sofrerão uma limpeza em sua alma à medida que for clareando o mundo espiritual. E isto significa sofrimento.

Até agora, a humanidade, de modo geral, não entendia bem as coisas do espírito, especialmente as coisas pertinentes à alma. A função da alma é muito grande. Ontem, por exemplo, encontrei-me com uma pessoa a quem não via há mais de um ano. Antes do encontro, a imagem dessa pessoa me veio repentinamente à cabeça. Quando ela apareceu, imaginei que seu espírito a precedera, isto é, que seu pensamento chegara a mim através do fio espiritual. Seria interessante abordar a questão do fio espiritual no caso das relações amorosas, mas não é esse o nosso objetivo hoje.

Quando as núvens espirituais começarem a ser purificadas em proporção ao aumento de claridade no mundo espiritual, a purificação não virá sob forma de uma única doença. Surgirão muitas enfermidades ao mesmo tempo, as pessoas não resistirão e acabarão morrendo. Toda a purificação é boa quando surge aos poucos. Mas quando vem tudo de uma vez, não há quem possa resistir. É isto o que significa o Juízo Final. O mundo espiritual irá clareando pouco a pouco e, quando atingir uma claridade intensa, a maior parte da humanidade perderá a vida.

Para evitar esse trágicos eventos, Deus, com Sua misericórdia, imcumbiu-me da missão de comunicar esses fatos a toda a humanidade. Muitos profetas falaram sobre essa questão, mas eu sou o executor. Fui enviado por Deus para criar o paraíso terrestre, isento de doenças, pobreza e conflitos. não é uma tarefa árdua, porque não serei eu a criá-lo. Foi tudo planejado por Deus e eu apenas executo aquilo que tomará a forma material. Portanto, é tudo muito simples. Ao mesmo tempo, entretanto, é uma responsabilidade pesada. Creio que ninguém antes na História carregou tanta responsabilidade. E quando essa tarefa for executada, as grandes profecias se concretizarão.

Na verdade não é agradável anunciar tão grandes eventos, mas eu preciso divulgá-los para salvar o maior número possível de pessoas.

Esse evento é muito semelhante ao que ocorreu nos tempos do dilúvio e da arca de Noé. Deus comunicou a Noé que logo haveria um grande dilúvio e pediu-lhe que procurasse salvar o maior número possível de pessoas antes que a maior parte da humanidade perecesse. Noé pregou o que Deus lhe anunciara alto e bom som, mas ninguém acreditou em suas palavras. Deus, então, mandou Noé construir a arca. Noé a construiu de acordo com as instruções recebidas de Deus, embarcou nela com sua esposa, seus três filhos e suas três noras, e ficou esperando. Então começou a chover e as águas caíram do céu durante 40 dias e 40 noites. Só foram salvos do dilúvio aqueles que estavam dentro da arca. Os demais se afogaram ou foram devorados por animais ferozes. somente essas oito pessoas se salvaram. seus descendentes são sobretudo os ocidentais.

Também no Japão há uma história sobre duas divindades que remexeram o mar com suas espadas e então começaram a aparecer ilhas e países. Eu tenho a certeza que essa história ocorreu na mesma época do dilúvio.

Como está escrito no Apocalipse e em diversas profecias, São João Batista fez o batismo pela água e Cristo fará o batismo pelo fogo. O batismo, desta vez, será feito pelo fogo, o que significa uma grande purificação.

Eu gostaria de esclarecer o sigificado do batismo pelo fogo, mas o nosso tempo, por hoje, já está esgotado.

 ume02.jpg (5239 bytes)

WB01343_.gif (599 bytes) voltar à home page de "A Criação da Civilização".

WB01343_.gif (599 bytes)WB01343_.gif (599 bytes) voltar ao índice das revistas Izunome e Johrei.