IKEBANA

Em maio de 1949, Meishu Sama escreveu um Ensinamento intitulado "A campanha de formação do Paraíso por meio das flores", no qual orientou: "Vamos nos esforçar para que haja flores no interior das residências, nos locais de trabalho, enfim, em todos os lugares onde houver pessoas, fazendo com que, por meio delas, este mundo se transforme num Paraíso". E não foi só. Também mandou que se tirassem fotografias coloridas de Suas vivificações. Os trinta e nove "slides" que existem das flores vivificadas por Ele, são fotografias tiradas 1953 por Yoshida Yôji, posteriormente diretor do Museu de Arte de Hakone.

São alguns destes "slides" que se revezarão neste "altar".

As primeiras fotos foram tiradas em 15 de março de 1953, e na entrevista realizada imediatamente após, Meishu Sama fez uma explanação cujo ponto central era o trecho que se segue: "Ultimamente têm aparecido vivificações esquisitas. Elas matam as flores, razão pela qual não agradam, mesmo que o formato seja bom. Por isso, é preciso expressar ao máximo as melhores características naturais das flores. Foi para levar ao conhecimento de todos a verdadeira forma de vivificá-las que mandei fazer estes "slides". Seja como for, é uma forma revolucionária. Serve como Ensinamento, mostrando a maneira como devem ser feitas as vivificações; além disso, através das flores assim vivificadas a pessoa recebe Johrei".

Meishu Sama ensinou a postura com que as flores devem ser vivificadas: "Eu jamais forço o formato das flores; vivifico-as da maneira mais natural possível. Com isso, elas ficam bem vivas, durando bastante. Se mexermos muito, elas morrem e perdem a graça. Sempre que vou fazer uma vivificação, idealizo antes o seu formato, corto as flores e coloco-as imediatamente no vaso, e assim a vivificação fica mais bonita"..."Se ficarmos perdendo tempo, a flor morre, e vivificação feita com flores mortas, não é vivificação".

Sobre técnicas e materiais: "É preciso conversar com as flores e vivificar seu sentimento. Se não fizermos isso, elas não ficam contentes. Não ficando contentes, murcham logo. As flores não gostam de ver negligenciadas as suas características, isto é, de serem arrumadas com muita técnica, como faz a maioria das pessoas".

www.meishusama.org